Processo Formativo


Para se iniciar este processo, faz-se necessário os seguintes critérios:
- Tenha idade entre 18 a 40 anos;
- Tenha concluído o Ensino Médio ou estar em processo de conclusão;
- Tenha os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Caso não possua a Crisma, é necessário que ao menos esteja em andamento;
- Esteja inserido em sua comunidade paroquial.
Os primeiros passos deste caminho de discernimento vocacional e conhecimento deste Carisma se dão à distância, através dos meios de comunicação possíveis, tais como: E-mail, cartas, telefone, Facebook e blog vocacional etc. onde o jovem seguirá mantendo contato com o orientador vocacional.
    Durante o processo de acompanhamento vocacional ocorrerão alguns Encontros de Convivência Vocacional, onde junto a outros vocacionados, poderá rezar mais sobre o seu discernimento vocacional, partilhando com eles suas experiências neste processo. 
    Também será proporcionado um período de Experiência Vocacional de uma semana em uma de nossas comunidades, onde poderás tocar de forma mais concreta em nosso carisma e espiritualidade, e onde também poderemos nos conhecer melhor (vocacionado e Instituto).


     O processo de Ingresso nos Missionários

    A formação dos Missionários de Cristo Ressuscitado é um processo específico, através do qual a pessoa se identifica com o projeto de vida dos Missionários de Ressurreição, que consiste em ser uma fraternidade contemplativa no meio do povo. A vocação destes, nasce da escuta atenta da palavra de Deus, conservando o coração puro e viver fielmente os valores da nossa vocação traçada pela Regra de Vida, tais como: viver no constante obséquio de Jesus Cristo Ressuscitado; ter um coração puro e reta consciência; viver a observância dos conselhos evangélicos; vigiar em oração meditando dia e noite na lei do Senhor; observar o santo silêncio, como momento de encontro transformante em Deus. 
    Vivendo tais valores, que são irrenunciáveis da vocação dos Irmãos Missionários de Cristo Ressuscitado, o vocacionado testemunhará uma autêntica vocação espelhada na Ressurreição de Nosso senhor. Identificar-se com o ideal dos Missionários da Ressurreição significa fazer com que os valores fundamentais dos Missionários se tornem os dos vocacionados também.


Processo formativo dos Missionários de Cristo Ressuscitado





ASPIRANTADO

1º. Etapa formativa:

 É composta pelas pessoas que se sentiram atraídas pelo modelo de vida dos Missionários de Cristo Ressuscitado, pelos projetos de vida da Comunidade ou até por entusiasmo, após participação em alguns eventos Como… retiros, Peregrinação Pascal, onde manifesta o interesse em conhecer melhor sua organização, funcionamento, projetos e propostas.

Postulantado -  É o período em que o jovem experimenta inicialmente os valores da fraternidade dos Irmãos, residindo em uma das casas, experimentado a sua capacidade de viver em conjunto com os outros.
  É um tempo em que o jovem se aproxima mais dos valores da Ressurreição, estudando a vida dos santos e algo proposto pela equipe formadora; como também a vida de oração; primeiro contato com o carisma e a espiritualidade do Irmãos Missionários de Cristo Ressuscitado.
    É também tempo de crescimento humano e eclesial junto à comunidade em modo Geral. Esta etapa é acompanhada por um formador que ajuda o jovem vocacionado a descobrir os valores que o tornam idôneo e maduro para viver a vida dos Missionários de Cristo Ressuscitado. 
   Este é o tempo destinado ao discernimento do chamado à vida fraterna e a vocação para a oferta de vida, através da observância dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência.
     Os Missionários de Cristo Ressuscitado verão também em Maria Santíssima o exemplar de toda a Igreja e a consumação antecipada dos bens que esta possui germinalmente. Assim, a piedade para com Maria e a dedicação à Igreja se lhes tornarão inseparáveis.

Noviciado – A finalidade do noviciado é a iniciação gradual do candidato à vida no Espírito segundo o carisma dos Missionários de Cristo Ressuscitado. A experiência do noviço se centre unicamente no mistério de Deus, animado a desenvolver uma atitude contemplativa crescendo na relação pessoal com Deus através da oração e da escuta da Palavra. 
    Os noviços aprendem a estimar e a fazer seus os valores da Ressurreição, identificando-se gradualmente com eles. Têm a possibilidade de percorrer os primeiros passos no seguimento de Cristo, segundo os conselhos evangélicos professados no final do noviciado perante a toda comunidade.


Período da profissão temporária -  com a profissão temporária, os professos continuam a desenvolver a dimensão contemplativa segundo o estilo próprio dos Missionários de Cristo Ressuscitado. Através da liturgia, da escuta da palavra e dos momentos de oração pessoal, os irmãos aprofundam seu diálogo com Deus; com uma inserção numa comunidade, serão animados a viver a vida fraterna de modo concreto e responsável, através das experiências iniciais de serviço apostólicos. É tempo dos estudos filosóficos e teológicos e de preparação para os votos Solenes.


Se você deseja iniciar um acompanhamento vocacional conosco:






CONVENTO MASCULINO JESUS EUCARÍSTICO


     Telefone. Cel. (91) 99125-0426- VIVO 
                    

Ou escreva-nos dizendo como conheceu os Irmãos Missionários de Cristo Ressuscitado: Sav_cristoressuscitado@hotmailcom OU vocaremcr@gmail.com