19/04/2013

O que é paróquia? Significados



Para criarmos em nós uma autêntica compreensão cristã católica das grandes riquezas da Igreja, é importante aprendermos o significado das palavras que utilizamos em nossa vida de fé. Não é difícil ouvirmos e até falarmos certas palavras sem pararmos para pensar no seu significado. É o caso do vocábulo “paróquia”, que vem do grego e também existe em outras línguas, sob uma variedade de formas (no inglês parish, no francês parroisse, no polonês parafia...).

Os vocábulos "paróquia", "pároco" e "paroquiano" são portadores de importante significado. O Direito Canônico define Paróquia como “a comunidade dos fiéis submetida a um presbítero (padre), que recebe o título de pároco”, ou “o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco”. Resumidamente, então, paróquia seria um termo para designar as pessoas que residem numa determinada região e que estariam sob a competência ou responsabilidade do padre da igreja ali mais próxima.

Mas acontece que a palavrinha paróquia tem também um significado muito mais profundo. Utilizado desde os tempos mais antigos, o termo paróquia aparece nos escritos dos Santos Padres da Igreja e nos cânones (escritos oficiais) promulgados pelos Concílios. O sentido original do gregopará-oikía ou paroikia é "residência secundária”. Isto quer dizer que a paróquia é como a segunda casa do fiel católico neste mundo.

Já a Casa definitiva do cristão, seu lar permanente, é sempre designado no grego como Oikos: significa que essa Casa é o Céu, o Reino de Deus, o Templo onde o Criador habita, a Nova Jerusalém Celeste. No entanto, por não estarmos ainda lá, Deus estabeleceu para nós, aqui na Terra mesmo, uma casa temporária: é a “Tenda" onde Jesus, o Verbo de Deus Encarnado, habita conosco pelo Espírito Santo, da mesma maneira como habitou entre os judeus no deserto, quando estavam a caminho da Terra Prometida.

Todavia, no Antigo Testamento esta Divina Presença tinha somente a forma simbólica da Arca da Aliança. No Novo Testamento, a Comunhãocom Deus é direta e real – no Corpo e no Sangue do Cristo, Nova e Eterna Aliança, nosso Sumo Bem. Logo, a vida participativa na paróquia conduz o cristão bem próximo à nossa Casa do Céu. 

Por isso é que não podemos achar que a paróquia é apenas uma reunião de amigos, como se fosse um clube social e nada mais. Paróquia é a família espiritual que se oferece a Deus, que ouve o seu Chamado e parte em ajuda ao próximo que sofre. É na paróquia que nos tornamos membros da Igreja de Cristo, que é chamada a salvar não somente a cada um de nós como indivíduos, e às nossas famílias e comunidades, mas também o mundo inteiro, guiando pela palavra e pelo exemplo ao Reino que há de vir.

Eis o significado que a Igreja atribui a esta palavra tão simples e usual: paróquia. Talvez possamos meditar sobre estas coisas antes da próxima assembleia paroquial...

Fonte:vozdaigreja