30/03/2015

Retiro Quaresmal dos Irmãos(as) Missionários de Cristo Ressuscitado



Caros irmãos e irmãs, através da sua Esposa, a igreja, que nos convida para aproximar-nos ainda mais da fonte inesgotável do amor por cada um de nós e por toda humanidade, humanidade esta que Ele mesmo quis assumir como sua não a aniquilando, mas devolvendo-lhe a natureza própria, ou seja, tornando divino. 
Que, nesta semana tão santa, Semana Maior do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição gloriosa de Jesus, nós queremos começar aos pés do Mestre. Durante todo mês março, nós, da Comunidade Jesus Eucarístico em Breu Branco-PA, tivemos a graça de participar com toda comunidade Paroquial em Placas-Pitinga-PA a Via sacra onde com toda igreja participar-mos caminhando meditando as dores de Nosso senhor e também foi uma porta para nós Missionários nós realizarmos o nosso Retiro Quaresmal, rezando e rememorando pela manhã as estações da via-sacra; para iluminar nossa “avaliação”, meditamos a Lectio Divina do primeiro capítulo da profecia de Isaías; e como oração de súplica, o Salmo 63.
Hoje em todas as nossas comunidades Religiosas dos Missionários de Cristo Ressuscitado, começamos uma semana de retiro intenso refletindo e estudando sobre nossa espiritualidade que é centrada na ressurreição de nosso Senhor. Este ano coube mais uma vez o padre Irmão Samuel do Menino Deus-MCR. Preparar o nosso retiro que teve como tema: O Ressuscitado que passou pela Cruz.
Quanto a nós, participamos também dessa festa ritual, não segundo a letra, mas segundo o Evangelho, de modo perfeito, não imperfeito, para a eternidade, não temporariamente. Seja a nossa capital, não a Jerusalém terrestre, mas a cidade celeste, não a que é agora arrasada pelos exércitos, mas a que é exaltada pelo louvor e aclamação dos anjos. Sacrifiquemos não novilhos ou carneiros com chifres e cascos, vitimas sem vida e sem inteligência, pelo contrario, ofereçamos a Deus um Sacrifício de louvor sobre o altar celeste, em união com os seres evangélicos. Atravessemos o primeiro véu, aproximemo-nos do segundo e fixemos o olho no santo dos Santos.
Diremos mais: imolemo-nos a Deus, ou melhor, ofereçamos a ele cada dia, com todas as nossas ações. Façamos o que nos sugerem as palavras: imitemos com os nossos sofrimentos a Paixão de Cristo, horemos com nosso sangue o seu sangue, e subamos corajosamente á sua cruz.
Por isso hoje nós queremos nos colocar aos pés do Mestre para dar a Ele o melhor de nós! Quando Ele nasceu os reis magos Lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. Agora que Ele está prestes a "morrer" está Maria aos Seus pés dando-Lhe o melhor perfume, porque para Deus toda a dignidade, toda a riqueza e toda a beleza para o culto d’Aquele que é o nosso Deus.
Nós O adoramos, Senhor, O exaltamos, glorificamos e bendizemos! No entanto, não pode haver contraste entre o Cristo, de quem nós cuidamos nas capelas, nos altares, em nossas igrejas e nas roupas litúrgicas, e o Cristo que sofre nas ruas, nas portas de nossas casas e onde nós vivemos. Como disse o Senhor, os pobres nós sempre teremos no meio de nós (cf. João 12, 8), porque cada pobre é o rosto de Cristo desfigurado.
Cuidemos do Cristo que está em nossas igrejas e entre nós nos altares. E também do Cristo que entre nós em nossos irmãos, sobretudo, nos mais pobres, nos mais sofridos e nos mais necessitados. Cristo quer ser honrado com a nossa adoração no altar; da mesma forma, Ele quer ser cuidado na pessoa daqueles que mais sofrem e necessitam do Seu amor, da Sua bondade e da nossa solidariedade humana!
Todo esses dias é momento de estreitarmos os nossos laços através da oração comunitária e pessoal e rendermos graças a Deus pelo dom da vida e também da vocação de cada Missionário e Missionaria de Cristo Ressuscitado, desde já, preparando-nos para bem celebrar a Páscoa do Senhor.