10/09/2012

Visita ao Santuário em Cimbres



No último dia 07 de setembro, Vésperas da Festa da Natividade de Nossa Senhora, os Irmãos e Irmãs Missionários(as) de Cristo Ressuscitado, aproveitaram para um dia de espiritualidade. Foram visitar o Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Vila de Cimbres, Município de Pesqueira – PE. Logo cedo, se dirigiram para lá e além de uma valiosa experiência de retirar-se em oração, puderam também partilhar momentos de recreação e lazer. O Santuário é um lugar privilegiado, convidativo à oração. Exuberante reserva natural, onde podemos nos dedicar à contemplação. A festa de Nossa Senhora das Graças é celebrada no Santuário no início do mês de agosto, contando com a participação de grande número de devotos e romeiros provindos de diversas comunidades do Nordeste.
Nesta mesma ocasião, visitaram uma das mais antigas Igrejas do interior do Estado, dedicada à Nossa Senhora das Montanhas, invocada pelos Índios Xucurús, como Mãe Tamain. Todo o território indígena é dedicado aos cuidados dela. Sua festa é celebrada no dia 02 de julho, Inicia-se com a busca da lenha para acender uma enorme fogueira já no dia 23 de junho, em frente à Igreja Matriz e conclui-se com a Celebração da Santa Missa e Procissão com a Imagem da Padroeira. Todas as noites da Novena conta-se com a participação de vários devotos e turistas, além das aldeias que trazem a beleza de sua cultura através de seus trajes típicos e adereços, enriquecendo a Festa com a dança sagrada do Toré.
Segundo a sacristã e zeladora da Igreja, Maria das Montanhas, conhecida por Birunda: O povoado de Monte Alegre, situado no planalto da serra do Ororubá, que depois por decreto do rei de Portugal tornou-se vila de Cimbres, em homenagem a uma cidade daquele país, cujo nome era Cimbres.
Na época, a região era habitada somente por índios Xucurús, dos quais hoje resta sua descendência ainda dando continuidade às suas tradições. Segundo antiga tradição os índios Xucurús foram catequizados pelos padres Oratorianos, da Congregação fundada por São Felipe Nery, na Itália.  Esses padres fundaram um colégio em Cimbres para educar os filhos dos índios e também construíram o primeiro cemitério da vila, que data de 1862.
Antes de 1692 data da fundação da Paróquia de Nossa Senhora das Montanhas, Hoje com 320 anos, já existia a capela dedicada a pequena imagem encontrada pelos índios nativos. No local em que foi achada, em cima de um tronco de madeira chamada “cabraiba”, construíram o seu trono que permanece até hoje.