08/04/2013

Renovação dos Votos e Início do Noviciado.


            Neste último sábado, 06 de abril, festa de Maria, Mãe do Ressuscitado, nossa família religiosa se reuniu para celebrar com alegria, a renovação dos votos das Irmãs: Lindalva do Nascimento, Maria Lúcia e Maria de Lourdes, e também o ingresso ao noviciado da jovem Paula Morgana. A Celebração Eucarística foi realizada na Igreja Matriz de Cristo Rei em Pesqueira, tendo como celebrante o Pe. Samuel Briano e concelebrante o Frei Batista, OFM. Contamos com a presença de religiosos(as) de outras Congregações e Institutos, de familiares, amigos(as), benfeitores(as), agregados(as) e vocacionados(as),  provindos de outras cidades e estados. Após a Celebração, foi oferecido um jantar de confraternização no Salão Paroquial.
O Noviciado
1. Definição e especificação
            O Noviciado é a experiência privilegiada de iniciação à vida religiosa de um(a) irmão(ã). Propicia ao noviço(a) realizar uma significativa experiência de Deus para o seguimento radical de Jesus Cristo. Dentro das etapas de formação, o Noviciado ocupa o lugar central. Durante o Noviciado, o(a) noviço(a) adquire e desenvolve a identidade de religioso(a) consagrado(a).
2. Objetivo Geral
            Iniciar progressivamente o(a) Noviço(a) na internalização das atitudes fundamentais de discípulo(a)-missionário(a) e de sua entrega ao Deus Uno e Trino através do seguimento a Jesus Cristo Ressuscitado, para a vida comunitária fraterna e de sua missão de levar vida nova aos(as) excluídos(as) da sociedade.
3. Objetivos
a) Crescer em todos os níveis e potencialidades.
b) Despertar, fortificar e corrigir os diversos relacionamentos enquanto conteúdo e processo.
c) Passar gradativamente da pertença à família para a pertença e identidade religiosa.
d) Crescer na integração pessoal: aceitação de si e dos outros, sentido de pertença à Comunidade e de participação corresponsável nela.
e) Desenvolver uma disciplina pessoal de vida em aspectos como: organização e uso do tempo, cuidados relativos à saúde, atividades físicas correspondentes à idade e equilíbrio entre a atividade e o descanso.
4. Atividades
Leituras e estudos pessoais e por grupos de formação, acompanhamento pessoal, projeto pessoal, partilha de vida, dinâmicas de grupo, partilha das leituras, síntese de livros, seminários, encontros intercomunitários e intercongregacionais.