19/07/2013

Deus atende a nossa oração na medida da nossa urgência?



Se no título deste artigo lançamos a pergunta se na medida da sua urgência Deus atenderia a sua oração, prece, pedido, aquilo que você está necessitando hoje - sim, hoje! E não amanhã - já estamos de acordo que Deus atende nossas orações.

Em primeiríssimo lugar, antes de avançar na leitura, é necessário que você tenha a plena convicção de que Deus atende os nossos pedidos, o seu pedido. Se você acha que isso é algo alegórico, teórico ou uma forma de expressão da Bíblia, nem precisa continuar lendo. Porque, para tudo que falaremos, pressupõe-se a fé; sem fé qualquer coisa que falarmos você irá contestar dizendo que não bem assim, que aquilo outro etc.

Combinado este pressuposto sigamos. Deus atende sim nossas orações.

Vou citar duas passagens bíblicas que considero as mais belas para este assunto.

• Jesus disse: "Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta" (Mt 7,7).

• E outra estrondosa palavra de Jesus diz: "Tudo o que, na oração, pedirdes com fé, vós o recebereis" (Mt 21,22).

Não é tudo o que queremos, sermos atendidos em quaisquer áreas da nossa vida: profissional, afetiva, relacional, financeira, familiar, na saúde enfim?

A palavra é promessa! Se diz que é para pedir e será dado, será mesmo dado! A palavra diz ainda mais, que é "Tudo". E tudo é tudo! Nada é impossível a Deus.

Aí você se questiona: eu tenho pedido e não tenho recebido. Por que isso acontece? Ninguém vai ser capaz de dizer exatamente o porquê de você não está sendo atendido. São mistérios de Deus. Mas algum discernimento Deus nos permite ter. Vejamos.

1. Você está pedindo coisas erradas, que não trará salvação a você. Sendo assim, Deus não pode atender um pedido seu que não vai trazer benefícios para sua vida;

2. O seu pedido foi da boca para fora, sem fé. Desse jeito, sua oração não chegou aos céus. É preciso pedir com fé e incomodar, no bom sentido, a Deus com nossos pedidos. A oração precisa tocar o céu;

3. O que você pediu está em acordo com a vontade de Deus, você pediu com fé, Deus ouviu e está de acordo, mas o tempo que Ele vai te dar não será no seu tempo. Deus pode até te dar algo fora do tempo, fora do tempo da graça, do tempo oportuno, o que chamamos de Kairós, mas vai te trazer mais problemas do que ajudar. E como Deus não quer o seu mal, não atende.

Tudo bem, isso você entendeu. Mas se pedirmos algo para hoje, para amanhã, para daqui a alguns dias, porque temos muita urgência, Deus atende? Sim! Então por que Deus não me atendeu? Já explicamos isso nos itens 1,2,3. Agora, se você pede, e Deus está de acordo e é a hora da graça. Sai de baixo! Você vai ter!

Até agora eu expliquei algo - fundamentado biblicamente - mas não te trouxe nenhum exemplo concreto. Então vou te dar o meu próprio testemunho para que sua vida possa a partir de hoje - de agora! - ser diferente, para que você saiba e tenha a plena convicção de que Deus não é um mero observador, um cosmo solto por aí, mas é Pai, uma pessoa, um amigo, que te vê, guarda, protege, cuida, educa, ama, e atende seus pedidos ordinários e extraordinários.

Numa segunda-feira, eu precisava contratar um profissional para desenvolver alguns trabalhos freelancer. Precisava muito deste profissional, pois eu tinha vários contratos assinados de clientes e não tinha quem os executassem. Tentei conseguir ajuda de conhecidos de amigos, mas ninguém apareceu. O único profissional que eu podia contar, está passando por algumas dificuldades pessoais e não poderia me ajudar. Outro que se prontificou em ajudar não poderia me atender no tempo que eu precisava. Em suma, estava sem ninguém. Não tem aquele momento em que você não tem mais saída, não tem dinheiro, não pode contar com ninguém e a única saída (resposta) é Deus? Sim, eu sei que você já passou por isso inúmeras vezes, seja doença, no desemprego, enfim.

O que eu fiz? Fui para quarto orar a Deus. Mas tive um papo bem sincero com Ele, nestes termos:

Olá Deus, tudo bem? Então, as coisas para mim não estão nada fáceis. Eu preciso cumprir alguns serviços profissionais urgentes, pois os clientes não querem ouvir desculpas, eles pagaram e têm o direito de ter o serviço contratado. Mas eu não tenho quem os faça. E também não tenho dinheiro para pagar um profissional. Não vou me desesperar, vou entregar tudo em suas mãos. E com fé e confiança, vou aguardar a sua resposta. Só mais uma última coisinha: dá uma acelerada aí, pois tenho que resolver esta pendência ainda esta semana. Tudo bem?

Rezei assim. Conversei com Deus. E, para glória de Deus, para a glória dEle e não por méritos meus, na terça-feira, uma dia depois, o profissional que eu precisava apareceu, não me cobrou nada, está desenvolvendo todos os trabalhos, e de quebra fecharmos uma parceria profissional.

Glória a Deus por isso, não?

Estou muito contente e admirado pela rapidez e providencia com que Deus agiu em minha vida. Eu tinha pressa, e Deus me atendeu na medida de minha pressa e necessidade.

Glória a Deus por isso!

Com você não será diferente, Deus vai te atender! Peça e confie!

Thiago Zanetti de Barros