01/04/2015

RETIRO de Semana Santa dos Missionários(as) de Cristo Ressuscitado- 2015


          

A intimidade com a Palavra Viva é um dos aspectos mais importantes do nosso relacionamento pessoal e íntimo com o Ressuscitado que passou pela cruz. 

 Daí nosso fundador enfatizar tantas vezes a necessidade de convivermos com a Palavra de modo oracional, pessoal e íntimo, seguindo a metodologia da lectio divina. Não se cansa de repetir o adágio: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer Cristo” (São Jerônimo) acrescentando, em seguida, que este conhecimento é do tipo bíblico, conhecimento amoroso, esponsal, profundo, íntimo, interpessoal.
            O grande risco aqui é dissociar ou nem chegar a perceber a profunda ligação entre o Ressuscitado e a Palavra viva através da qual Ele, pessoalmente, nos leva a conhecê-Lo e amá-Lo como Esposo, Senhor e Rei. Na verdade, essas três dimensões do Ressuscitado em nossa vocação, correspondem aos três sentidos espirituais tradicionais das Escrituras. O relacionamento com o Esposo corresponde ao sentido analógico; com o Senhor, ao sentido moral; com o Rei ao sentido alegórico.
            A íntima relação entre nós e o Ressuscitado, a Palavra Viva, porém, ultrapassa qualquer categoria intelectual. Ela pertence à infinita abrangência da amizade com Deus, do encontro amoroso entre duas pessoas, encontro de duas liberdades: a nossa, de buscá-Lo, e a d’Ele, que sempre se dá livre e inteiramente.
            Compreendemos bem, a nível intelectual, que o Ressuscitado e o Verbo são a mesma e eterna pessoa divina do Filho. Em geral, porém, custa-nos compreender o incomparável impacto que a Paixão e Ressurreição do Senhor têm com relação às Sagradas Escrituras como Palavra Viva.
            Sabemos que todas as Sagradas Escrituras, em sua unidade e coerência verdadeiramente divinas, podem resumir-se em uma só palavra: CRISTO. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: as Escrituras, do Gênese ao Apocalipse se resumem no Mistério de Cristo: sua Encarnação, Vida, Paixão, Morte, Ressurreição, Ascenção ao Céu, Envio do Espírito Santo e Parresia, sua Pessoa.
            São Tomás de Aquino aprofunda um aspecto desta realidade e, com ele, enche ainda mais nossa alma de pasmo e alegria:
            “O coração de Cristo designa a Sagrada Escritura, que dá a conhecer o coração de Cristo. O coração estava fechado antes da Paixão, pois a Escritura era obscura, mas a Escritura foi aberta após a Paixão, pois os que a partir daí têm a compreensão dela consideram e discernem de que maneira as profecias dever ser interpretadas”. (Expositio in Psalmos, 21,11, in Catecismo da Igreja Católica, 112).
            O coração de Cristo designa, portanto, a Sagrada Escritura. A Sagrada Escritura dá a conhecer o coração de Cristo e vice versa. Antes da paixão, as Escrituras eram obscuras, pois somente diante do Mistério de Cristo podem ser inteiramente interpretadas.
“Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos falava e explicava as Escrituras” (Lc 24,32)
Em meio aos ciprestes e às figueiras, com o perfume das primeiras flores da primavera, o Sol se despede de mais um dia. Sobra uma amena e suave brisa. Dois homens apressam o passo rumo a Emaús, um povoado que dista cerca de onze quilômetros de Jerusalém. Estão profundamente tristes. Os seus sentimentos e suas vicissitudes fazem-nos pensar em nossa caminhada, ao depararmos com as várias realidades de morte, que enfrentamos nessa época de nossa história.
Como os dois discípulos que estavam tristes e diziam: “Nós esperávamos fosse que ele quem iria redimir Israel: mas...” Humanamente falando, muitas vezes, nos sentimos cansados, tristes, com a situação do mundo de hoje. No entanto, somos chamados a esperar contra toda a esperança, não podemos ter a desilusão de quem espera apoiado em esperanças sem retorno.
Jesus, que os discípulos julgam ser um peregrino, explica-lhes as Sagradas Escrituras, iniciando por Moisés e prosseguindo com os profetas, para lhes fazer entender uma verdade enigmática: “Não era preciso que Cristo sofresse tudo isso e entrasse em sua glória”.
Cristo, o Crucificado-Ressuscitado, por meio de sua manifestação aos discípulos de Emaús, revela-nos claramente que o mistério da morte e da vida, a Cruz e Ressurreição são a chave para compreendermos as Sagradas Escrituras e por meio destas, a nossa existência. A nossa esperança não terá consistência alguma se não for baseada na Palavra de Deus, no mistério da Cruz e da Páscoa gloriosa de Cristo gloriosa de Cristo.
Cristo se faz presente nas nossas vidas quando lemos as Sagrada Escrituras e buscamos iluminar nossa vida a partir dela. A sua companhia aos discípulos, o caminho percorrido com eles indica a inefável certeza de sua presença em meio a nós ao longo de nossa história, como luz que ilumina e fogo que aquece os corações.
Como com os discípulos de Emaús, o próprio Ressuscitado abre nossa inteligência e nos capacita para o acolhimento e entendimento das Sagradas Escrituras, tendo o próprio Mistério de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, como centro de nossa fé e íntima relação com Ele, ao mesmo tempo que dá sentido à nossa peregrinação até o convívio eterno com a Trindade.
Transpassado na cruz e revelado pela chaga gloriosa em Jo 20,19ss, o Coração de Jesus Ressuscitado, que abre para nós a porta de acesso à Trindade, como não abriria, igualmente o acesso às Escrituras Sagradas jogando sobre elas a luz do Espírito e a realidade da Revelação? Como não revelaria a Palavra Viva a Pessoa de Cristo, o Verbo Vivo de Deus, Cabeça da Igreja e seu Esposo? Como não daria à Esposa acesso a todas as Suas riquezas o Esposo Ressuscitado, incluindo o tesouro inesgotável da Palavra?
            Ao contemplar o Ressuscitado que passou pela cruz e mergulhar pela fé em Seu coração aberto por amor a nós e para a nossa salvação, encontramos todos os tesouros do amor divino, inclusive aquele humildemente expresso em nossas pobres sílabas a explodir em luz inefável revelando o rosto do Esposo. Para nós, que somos Shalom, a Palavra viva do Senhor, é o mesmo Ressuscitado que contemplamos no capítulo 20 do Evangelho segundo João.
“Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A Paz seja com vocês!’ Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: ‘A Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’.” (Jo 20, 19-21)
Tal Palavra, entretanto, é viva na intimidade do nosso coração graças a Sua Ressurreição e passagem pela cruz e ao Espírito que o Ressuscitado sopra constantemente sobre nós. Ele, que é o centro de todas as Escrituras, dá-nos sentido pleno em sua ressurreição. Ele, que é o Esposo Ressuscitado, infunde-as em nosso coração através da graça da Leitura Orante da Palavra inscrita no Seu Coração Ressuscitado, escrita por Ele, n’Ele e para Ele. Para nós, a Palavra viva é de forma especial a Palavra Ressuscitada, o mesmo Verbo Vivo que por amor se esconde no balbucio de nossas sílabas e nos esconde, silenciosos, orantes e mergulhados no Verbo, na chaga aberta do Seu Coração Ressuscitado. Por Sua graça, torna possível o que humanamente seria impossível aos menores, mais fracos: por Seu coração misericordioso dá-nos acesso aos segredos da Vida Trinitária.

Et Verbum  (São João Da Cruz / Kelly Patricia)
No princípio morava o Verbo e em Deus vivia, / nele sua felicidade infinita possuía / O mesmo Verbo Deus era e o princípio se dizia / Ele morava no princípio e princípio não havia / Ele era o mesmo princípio, por isso d'Ele carecia. / O Verbo se chama Filho, pois do princípio nascia. / Ele sempre O concebeu, e sempre O conceberia. / Dá-Lhe sempre sua substância e sempre a conservaria. / E assim a glória do Filho é a que no Pai havia / E toda a glória do Pai no Seu Filho a possuía. / Como Amado no Amante, um no outro residia / E esse Amor que Os une no mesmo coincidia. / Et Verbum caro factum est. (4x)

Por vezes, podemos pensar que a Palavra escrita na Bíblia Sagrada, seja letra morta, e assim, não a acolhemos como Palavra Viva, ou seja, como o próprio Verbo Encarnado: o Ressuscitado que nos fala como falou aos discípulos de Emaús, trazendo em Si mesmo a plenitude da revelação e o cumprimento da lei e das profecias, fazendo-nos compreender a Palavra, fazendo-nos compreendê-Lo.
Nas Igrejas mais antigas
O Papa Francisco mostra que a palavra alcança a máxima eficácia no sacramento:
“Não é só a homilia que se deve alimentar da palavra de Deus. Toda a evangelização está fundada sobre esta palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é a fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da palavra. A Igreja não evangeliza se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a palavra de Deus ‘se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial’. A Palavra de Deus ouvida e celebrada, sobretudo na eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos e torna-os capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida diária. Superamos já a velha contraposição entre palavra e sacramento e, no sacramento, essa palavra alcança a sua máxima eficácia” (Evangelii Gaudium, n.174).


 Por: Maria Emmir Oquendo Nogueira.