14/04/2016

Missa de Entrada no Postulantado e Noviciado

A nossa família Religiosa está em festa, no dia em que a Igreja celebra Jesus O Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude. Com esta certeza de que Cristo ainda continua chamado ovelhas a seu redil com o intuito de segui-lo mais de perto, que nossa família religiosa tem alegria de acolher nas etapas de Postulantado os jovens aspirantes, Wenderson Villela, Roniele de Freitas e Cássio Raick, e no ano canônico do Noviciado os jovens Postulantes, Emanuel Edvaldo e Rafael dos Santos. Pois ouviram a voz do bom pastor e responderam a este chamado.
O postulantado: é um tempo de preparação ao noviciado. Nesta etapa, deve-se tomar consciência dos elementos essenciais que dão à vida um sentido unitário e uma linha de conduta seriamente cristã. É necessário colocar o jovem na possibilidade de conhecer a sua vocação, de provar a sua disponibilidade, a sua capacidade de se doar, os seus dons naturais, e de progredir na maturidade humana e cristã. Meios eficazes para isso são um melhor conhecimento de si mesmo, a direção espiritual, o contato com a Palavra de Deus, a vida sacramental, a experiência da oração e o amor à Igreja. Exige-se também um conhecimento, nas suas linhas gerais, do carisma de nossa família religiosa, Missionários de Cristo Ressuscitado e uma certa experiência de vida comunitária e de vida apostólica fundamentada na Ressurreição.
O Noviciado: é um tempo privilegiado da vida religiosa na qual o jovem se dedica a estudo das regras, conhecimento de seu fundador e seu carisma e vivência de espiritualidade concernente à sua família religiosa. É um tempo de iniciação na vida da ordem ou congregação, chamado Noviciado. Nós Missionários de Cristo Ressuscitado, também temos um ano de noviciado, momento oportuno de parada para conhecer melhor nossa fundadora, Ir. Lindalva Maria do Nascimento Silva, e também das espiritualidades próprias de nossos santos padroeiros que nesta etapa de formação temos como modelo São Nicodemos. É tempo mais de silêncio, de oração, para procurar responder ao chamado de modo convincente. De acordo com nosso carisma e espiritualidade o noviciado “é uma escola das virtudes religiosas, é a santa oficina onde cada noviço deve forjar-se segundo o Evangelho e o espírito próprio da Congregação”.
Pedimos a Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que ajude estes jovens a perseverarem em suas vocações e assim com seus testemunhos de vida atraiam novas vocações a nossa família religiosa dos Missionários de Cristo Ressuscitado.