Meus irmãos e irmãs, eu iniciei este mês de
outubro, mês missionário, visitando a nossa missão na Amazônia. Temos
com a Arquidiocese de Manaus uma parceria. O Pe. Erivânio está no bairro
de Santa Etelvina atendendo uma Área Pastoral com 22 comunidades.
Também a missionária Lourdes, de Arcoverde, está ajudando na organização
da Pastoral da Criança.
Amazônia: terra de emergênciasOutro dia, os bispos e assessores da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, reunidos na sede da Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, refletiam sobre os desafios para a Igreja da Amazônia. São muitas as emergências e necessidades: há falta de padres e de assessoria jurídica e administrativa, há escassez de recursos e falta investimento na formação. Além disso, os povos indígenas ali enfrentam a cobiça de grandes mineradoras e a situação de vulnerabilidade dos jovens que, sem escola e sem trabalho, tornam-se presas fáceis para exploração sexual e o tráfico de drogas. Esses são apenas alguns desafios que os bispos apresentaram e eu pude constatar durante a minha visita.
A Amazônia não é mais só florestas, tem também grandes periferias. Para se ter uma idéia, na área onde o Pe. Erivânio trabalha será inaugurado um conjunto residencial em novembro para pelo menos 40 mil pessoas. É preciso que a Igreja se torne mais presente na Amazônia. Atualmente ela atinge somente 15% da população. Felizmente há também leigas e leigos dispostos a assumir a missão de anunciar o evangelho e transformar a sociedade. E os bispos chegaram à conclusão de que a Igreja precisa investir tempo, recursos e atenção na formação destes homens e mulheres.
Memória do Pe. Rogério Ruvoletto
Em Manaus, na reunião que tive com as lideranças, assim também como em outros momentos, o Pe. Rogério Ruvoletto foi lembrado com muita estima. Ele foi um dos primeiros missionários que a nossa Diocese enviou para a Amazônia. O povo do bairro Santa Etelvina afirmou: “A nossa área não é mais a mesma depois da chegada dos missionários da Diocese de Pesqueira. O sangue derramado de Pe. Rogério tem fecundado a vida e a missão nesta área missionária, tornando-a uma verdadeira rede de comunidades”.
Em outubro do ano que vem, o Pe. Erivânio irá realizar uma grande mobilização missionária naquela área de Manaus. E todos nós sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas da Diocese de Pesqueira, somos chamados a participar desta significativa experiência de missão. Desde já convido a todos a estar com os olhos e corações abertos para nos encontrarmos com aquele bom povo e junto anunciarmos o evangelho no coração da Amazônia.
Livre cidadania e respeito mútuo
Neste domingo também de eleições, faço votos de que as pessoas que colocaram seus nomes no aval do eleitorado saibam manter uma postura digna de acolhida ao resultado que as urnas apresentarem. Que as eleições transcorram num clima de respeito entre adversários. E que nenhuma violência seja usada para inibir o livre exercício do voto. Que todos votem conscientemente e que o bem comum esteja acima dos interesses particulares. Que Deus abençoe as eleições do domingo e que o Espírito Santo ilumine os eleitores na escola dos melhores candidatos.
Minha bênção e fiquem com Deus.
Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR
Bispo de Pesqueira
Bispo de Pesqueira