14/04/2013

Ele sempre caminha lado a lado conosco


É pela terceira vez que Jesus aparece aos seus amigos, desta vez foi junto ao lago de Tiberíades. O que mais se destaca, aqui, é a fé em Jesus, a qual brota do coração e não dos olhos somente. Somos convidados a confiar no testemunho idôneo daqueles que O rodearam e adquiram a inteligibilidade da verdade do testemunho da Sua Ressurreição.
A certeza de que estás vivo, Senhor, é o testemunho autêntico daqueles a quem aparecestes e a Tua própria palavra no mar de Tiberíades. Infelizmente, ainda hoje, muitas dúvidas vão persistindo, algumas vezes, na nossa mente induzida pelos profetas da desgraças que espalham falsas doutrinas e até, às vezes, com fundamentos cientificamente comprovados. Mas tudo isso porque somos homens e mulheres de pouca fé. Perdoa-nos na nossa mesquinhez, e auxilia-nos a crescer na fé na Tua pessoa e na Tua Palavra.
Senhor Jesus, Tu caminhas lado a lado conosco na estrada da nossa vida, acompanhando-nos nas nossas amarguras e nas nossas tristezas. Raramente, porém, conseguimos ter os olhos abertos para ver-Te e os ouvidos atentos para escutar-Te.”
Minha irmã e meu irmão, Deus os chama. Será que o caminho que você está tentando seguir, mas não está dando muito certo, é o caminho de Jesus? Aquele que disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” está conosco. Ele nos convida a lançar a rede para o outro lado da barca. Não se preocupe com o seu sustento, não se preocupe com dinheiro, porque o Senhorcuidará de tudo. É só confiar e jogar a sua rede do outro lado. Converter é mudar de rumo, de caminho. Converta-se! Mude agora o seu caminho para Deus e será uma pessoa nova como o Cristo Ressuscitado!
Juntos, peçamos ao Senhor nosso Deus para que Seu Filho Ressuscitado nos auxilie em tudo: “Meu Senhor e meu Deus, auxilia-nos a ver-Te ao nosso lado, acompanhando-nos em todos os momentos da nossa vida, de tal modo que o nosso coração – inflamado por Ti – consiga transmitir a Tua constante presença, a fim de que saibamos, com ardor, comunicá-la a todos aqueles que nos rodeiam.
Senhor Jesus, ajuda-nos a estarmos atentos à Tua presença nos diversos momentos da nossa vida. Quando escutamos a Tua Palavra, que nos alegra, pois é a Tua presença. Quando entrarmos na intimidade com o Senhor, pela Eucaristia, que ela nos consiga a paz; quando Te conseguirmos descobrir nos outros, que nos estimule o espírito missionário e de serviço.
Muitas vezes, a canseira do dia a dia nos torna quebrados e sem rumo para a nossa vida. Sem a Vossa presença, o barco da vida regressa do mar vazio, sem peixe. A nossa vida fica sem sabor e razão de viver. Só com a Tua presença tudo ganha sentido como foi para aqueles discípulos no mar de Tiberíades. Temos a certeza de que convosco a canseira de uma noite inteira na faina de pescar resultará inútil, pois à indicação da Vossa palavra, que se encontra na margem do nosso desespero, faz abundar de peixes as redes da nossa vida a ponto de quase se rebentarem.
É verdade, Senhor, eu creio! Sem Ti por perto, nada conseguiremos. A nossa sabedoria, a nossa habilidade, os nossos conhecimentos, nada conseguem se a Tua presença não informar a nossa ação.
Por isso, insistentemente, Te suplico, Senhor Jesus, não nos deixes separar de Ti. Que a Tua presença sempre se faça sentir na nossa ação cotidiana e que nós jamais empreendamos qualquer atividade sem Te ter presente como guia, conselheiro e distribuidor providente de todo o nosso alimento que fortifica e dá sentido à nossa vida.
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para Ele muitas outras pessoas de boa vontade. Amém”.
Padre Bantu Mendonça